sábado, 8 de abril de 2023

O comprador B2B e a necessidade de você repensar a sua área de vendas

 


Esses dias eu li a frase abaixo, num artigo sobre vendas:

“O sucesso de um vendedor depende de quão bem ele conhece o seu cliente”.

O cliente está mudando. O processo de compras está mudando. E a gente precisa entender para se reposicionar.  

 

O Comprador B2B

A “geração conectada” vem entrando no mercado de trabalho há quase duas décadas. Essa “garotada” de até 35 anos de idade já está chegando nas posições de decisão das empresas. Posições de decisão de compras, inclusive.


Mas como funciona a “jornada de compras” deste novo Comprador B2B?

Se esse tema é importante para você, continue lendo!

 

O Comprador B2B faz pesquisas

Um estudo recente da Accenture indica que 94% dos compradores B2B (esses dessa geração mais nova) realizam pesquisas antes de contatar um vendedor.

Você acha que estas pesquisas são feitas nos sites dos fornecedores?

Até são, mas só no final do processo.

Num primeiro momento, estes compradores estão em busca de “provas sociais” - reviews, testes, opiniões de usuários, especificações comentadas, avaliação da empresa no Reclame Aqui etc.

Você viu similaridade com o seu processo de compras pessoal? Não é assim que você troca de carro, compra um violão ou um celular novo?

Se você faz dessa forma, é razoável acreditar que os compradores das empresas fazem isso também.

 

O Comprador B2B gosta de vídeos

Quase que complementando o tópico anterior, os vídeos estão se tornando cada vez mais importantes. Desde os vídeos de review no You Tube, até os vídeos que as empresas produzem explicando como seus produtos funcionam e como trazem benefícios aos seus clientes.

Se sua empresa vende para distribuidores ou para o varejo, esse material é importantíssimo também para influenciar a tomada de decisão do consumidor final.

 

O Comprador B2B gosta de resolver as coisas pelo celular

Mesmo considerando um passado bem recente, é notório o quanto os Call Centers Televendas e as equipes de Inside Sales têm utilizado cada vez mais o WhatsApp, em detrimento do telefone.


O Comprador B2B quer resolver tudo na palma da mão, literalmente

Importante: Via de regra, o comprador B2B não quer mais encher a agenda com visitas de vendedores “tiradores de pedido” para fazer uma compra de reposição.

E ele está certo! Isso não faz mais sentido.

 

O Comprador B2B não se importa (ou até gosta) de conduzir o processo de compra online

Você ainda dá muita importância para encontros presenciais, aperto de mão, olho no olho, fio do bigode?

A garotada parece estar abrindo mão disso em troca de conveniência. Por conveniência leia-se praticidade, clareza, rapidez e a facilidade de fazer uma compra em qualquer momento, de qualquer lugar.

 

Repensando seu processo de vendas

Como as empresas podem se adequar às demandas do comprador B2B? Vou listar alguns pontos:

 

1.  Envolva o marketing na geração de conteúdo

Se o comprador B2B é ávido por conteúdo, entregue conteúdo pra ele. Simples assim.

Sabe aquele negócio de postar uma “fotinha” todo dia no Instagram? Bom... é um pouco mais do que isso.

Colocando de uma forma fácil de entender: Se o cliente pesquisar o produto que você vende, ele tem que achar publicações diversas, incluindo os tais vídeos e blogs com avaliações. Ele tem que encontrar “provas sociais” envolvendo os seus produtos.

Prova social não é você apresentando seu produto, é um terceiro mostrando que está feliz com seu produto.

O comprador B2B precisa sentir atração e segurança em relação ao produto ou serviço que você oferece, antes de fazer contato com você.

Esse é o desafio do marketing. É assim que o marketing vai ajudar os vendedores.

 

2.  Disponibilize um E-commerce B2B para seus clientes, sem canibalizar seus canais de venda atuais

A maioria das empresas ainda depende de suas forças de vendas externas, seus vendedores próprios ou representantes. Essa versão moderna do “caixeiro viajante” detém o relacionamento com o cliente e ainda tem um papel importante no desenvolvimento dos negócios.

Se você quer introduzir uma ferramenta de E-commerce B2B, a melhor estratégia é disponibilizar essa ferramenta através da sua força de vendas, e não concorrendo com sua força de vendas.

Deixando mais claro; a ideia aqui é permitir que o vendedor/representante defina para quais clientes liberar o B2B, mantendo o seu comissionamento integral sobre essas vendas.

Ou, indo além... Oferecer condições até mais vantajosas para o cliente e/ou para o representante que utilizem o E-commerce B2B.

 

3.  Incentive uma nova forma de atuação do vendedor/representante

Um E-commerce B2B pode reduzir trabalho burocrático do representante, além de permitir a otimização da logística de viagens e visitas presenciais à sua carteira de clientes. Leia-se: Economia $$ muito bem-vinda!



Nesse cenário, surge um novo papel para o vendedor/representante:

  • Prospecção e abertura de novos negócios;
  • Visitas presenciais objetivando crescimento do mix de produtos comprado pelo cliente;
  • Visitas presenciais para ajudar o cliente em questões de merchandising, ou seja, exposição de produtos, treinamento de balconistas etc.
  • Ajuda ao cliente no uso da ferramenta de E-commerce B2B;
  • Feedback ao marketing sobre a efetividade da geração de conteúdo e material promocional;
  • Ajudar o cliente a ganhar dinheiro com o produto da sua empresa.

 

Colocando em prática

Se o que foi dito aqui faz sentido, é hora de arregaçar as mangas e começar uma mudança na sua área de vendas.

O momento é propício para quebrar paradigmas e tornar seu negócio mais visível e atrativo ao comprador B2B.

Se precisar de ajuda, entre em contato para uma conversa sem compromisso.


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